top of page

COMO TER UMA RECUPERAÇÃO TRANQUILA

Atualizado: 26 de set. de 2022



Após a cirurgia alguns cuidados são importantes para reduzir o tempo de internação, facilitar a recuperação e evitar o risco de complicações como infecções ou trombose, por exemplo.

Quando a recuperação é feita em casa, é importante saber como e quando fazer o curativo, como deve ser a alimentação, o repouso e o retorno ao trabalho e ao exercício físico, pois, geralmente, esses cuidados variam conforme a cirurgia que foi realizada. Além disso, a consulta de retorno ao médico deve ser feita conforme as orientações dadas no momento da alta e qualquer sintoma que não melhora com os remédios prescritos, como febre ou falta de ar, deve ser reportado ao médico o mais rápido possível.

Os principais cuidados que devem ser seguidos depois de uma cirurgia incluem:


1. Cuidados com o curativo


O curativo protege o corte da cirurgia de infeccionar e deve ser removido ou trocado, somente após a indicação do médico ou do enfermeiro. Existem vários tipos de curativos e suas indicações e o tempo que devem permanecer na cicatriz dependem do tipo de cirurgia, do grau de cicatrização ou tamanho da cicatriz, por exemplo.


2. Fazer repouso


O repouso depois de uma cirurgia é recomendado para permitir uma cicatrização correta dos tecidos, além de evitar que os pontos do corte saiam e a cicatriz se abra. Normalmente, o médico indica quanto tempo de repouso deve ser feito, pois pode variar conforme o tipo de cirurgia. Em cirurgias menos invasivas, como a laparoscopia, o tempo de recuperação é mais rápido e o médico pode permitir repouso alternado com caminhadas curtas pela casa, por exemplo.


3. Ter uma alimentação saudável


De forma geral, após qualquer cirurgia, deve-se fazer uma dieta líquida nas primeiras 24h, devido ao efeito da anestesia e, após esse período, deve ser feita uma dieta branda, pobre em fibras, para facilitar a digestão e tolerar melhor os alimentos. Uma boa opção é comer uma sopa de legumes batida no liquidificador ou um suco natural de frutas com bolacha de água e sal esfarelada, por exemplo.


4. Levantar da cama corretamente


A forma correta de se levantar da cama, ajuda a diminuir o risco de lesões, aliviar a dor e também evita esforços excessivos que podem resultar na abertura dos pontos, o que acaba prejudicando a cicatrização e a recuperação após a cirurgia.


5. Tomar banho com cuidado


O banho após a cirurgia deve ser feito com cuidado, pois em alguns casos, não se pode tirar e nem molhar o curativo para não ocorrer contaminação da ferida, o que pode causar infecções e dificultar a cicatrização.


6. Tomar os remédios nos horários certos


Depois de uma cirurgia, é comum tomar alguns medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios ou antibióticos, para controlar sintomas de dor ou evitar complicações como infecções que poderiam prejudicar a recuperação. Esses medicamentos devem ser tomados sempre nos horários estipulados pelo médico para garantir sua eficácia.


Comments


bottom of page